principais conflitos
C artaz da ópera Aída:
Guiseppe Verdi
Respostas para as perguntas propostas:
Imagens:
Respostas para as perguntas propostas:
T HURS DA Y , N OV EMBER 0 9 , 2 0 0 6
Principais conflitos da fase imperialista:
GUERRA DO ÓPIO (1841-1842)
Países env olv idos: Inglaterra e China
Causa: A disseminação da droga chamada ópio (a qual tinha fins médicos) entre os chineses, aumentando o consumo e v ício dos mesmos e prov ocando sentimento contrário ao seu comércio por parte do imperador chinês Tao-Kuang.
A guerra: Após a ex igência de uma indenização não-paga pelos chineses à Inglaterra dev ido ao fato de terem sido jogadas 20 mil caix as de ópio entregues pelo representante britânico na China, iniciou-se a Guerra do Ópio. Em 1 842, a China foi derrotada e obrigada a assinar o Tratado de Nanquim.
Consequências: A abertura de cinco dos portos chineses ao liv re comércio, a abolição do sistema fiscalizador e a entrega a ilha de
Hong Kong à Inglaterra, dev ido ao Tratado.
REVOLT A DOS T AIPING (1851-1864)
Países env olv idos: Inglaterra, França, Estados Unidos e Rússia contra nacionalistas chineses.
Causas: A impotência da elite tradicional e a inoperância da dinastia manchu em enfrentar as sucessiv as degradações impostas pelos ocidentais. A guerra: Considerada por muitos historiadores um dos mais sangrentos conflitos armados da história da humanidade, contou com a participação dos Taiping (nacionalistas chineses), os quais surgiram de um duplo protesto à presença estrangeira na China e ao gov erno imperial manchu.
Conseqüências: A morte de aprox imadamente 20 milhões de civ is e militares e o enfraquecimento do gov erno central chinês.
História - Imperialismo
Este blog tem por finalidade demonstrar os fatos e acontecimentos que compuseram o I mperialismo, ocorrente nos séculos XI X e