Os principais conflitos no continente Asiático
Introdução
Diariamente vemos notícias em jornais e na televisão relatando informações sobre conflitos no Continente Asiático, no entanto, são poucos que conhecem a fundo as razões e as consequências que os mesmos causam não só aos países envolvidos diretamente bem como aos demais. Dessa forma, pretendes-mos com este seminário levar os alunos a compreenderem os diferentes conflitos existentes no Continente Asiático, além de suas causas e consequências.
Ásia
A Ásia é o maior continente da Terra, com 8,6% da superfície planetária (ou 29,5% das terras emersas). Parte oriental da Eurásia, a Ásia é também o continente mais populoso, com mais de 60% da população mundial.
O continente asiático é palco de grande parte dos conflitos da atualidade. Tal fato decorre de diversos fatores, entre eles, podemos citar a numerosa concentração de diferentes etnias e civilizações que fazem questão de manter seus respectivos valores, costumes e culturas até os dias de hoje.
Outro fator diz respeito aos conturbados processos histórico (incluindo as colonizações) e interesses econômicos e comerciais. Somando-se ao fanatismo religioso e o terrorismo que crescem, gradativamente, aliados à miséria e a pobreza.
Além disso, existem envolvimentos de países do continente com o tráfico de drogas e de pessoas. E finalmente, a frágil ligação Oriente – Ocidente, o que justifica o elevadíssimo número de conflitos vivenciado, quase diariamente, pelos asiáticos.
Entenda o conflito entre Hamas e Fatah
O Fatah e o Hamas têm uma longa história de rivalidade e conflitos e as tensões e os conflitos armados entre os partidários dos dois campos nos últimos tempos são apenas o auge de quase 20 anos de desentendimentos.
Os problemas atuais têm sua origem no combate mais amplo que opôs, durante quase meio século, uma corrente nacionalista