Guerra fria- conflitos principais
Data: 27 de abril de 2014
Guerra Fria
Principais Conflitos
São Luís- MA
2014
Colégio Militar Tiradentes
Data: 27 de abril de 2014
Guerra Fria
“Nós não vivemos mais em um mundo onde apenas o disparo de armas representa um desafio à segurança de uma nação. (...).”
(Discurso do presidente John Kennedy).
Sumário
Introdução
Guerra fria
Principais conflitos
Guerra nas estrelas
O muro de Berlim
Revolução socialista na China
Guerra no Vietnã
Guerra na Argélia
Revolução Cubana
Ditadura Chilena
Guerra das Coréias
Revolução Húngara
Guerra entre Ossétia do Sul e Geórgia
Os Rosenberg
Conclusão
Bibliografia
Introdução
Com o fim da segunda guerra mundial, o mundo foi dividido ao meio, os EUA comandava parte dele, enquanto a URSS controlava o resto. Houve um confronto mundial entre essas superpotências. Uma defendia o capitalimo, a outra o socialismo. Essas ideologias se enfrentaram em uma “ terceira Guerra Mundial”, a qual nunca foi assumida. Como os dois lados tinham bombas atômicas, eles ficaram com medo de que pudessem acabar com o mundo inteiro. Muitas guerras aconteceram, como a das coreias e do Vietnã, o abuso da violência foi extremo. E os combates levados tão a sério que até nas estrelas houve disputa.
Guerra fria
Com Estados Unidos (EUA) e União Soviética (URSS) tidos como os grandes vencedores da segunda guerra mundial, o mundo ficou dividido em dois blocos, cada um influenciado por uma das superpotências. A bipolarização do mundo durou até o final da década de 80 e manteve o mundo sobre tensão, apesar de não ocorrerem confrontos armados, apenas um conflito de ordem política, tecnológica, social e ideológica, o que levou o período a ser chamado de Guerra Fria.
Uma grande corrida armamentista começou entre as duas nações, principalmente na construção de um arsenal de armas