Principais conceitos do estado moderno, azambuja
Homem
No mundo moderno, o homem, desde que nasce e durante toda a sua existência, faz parte, simultânea ou sucessivamente, de diversas instituições ou sociedades, formadas por indivíduos ligados pelo parentesco, por interesses materiais ou por objetivos espirituais. Elas têm por fim assegurar ao homem o desenvolvimento de suas aptidões físicas, morais e intelectuais, e para isso lhe impõem certas normas, sancionadas pelo costume, a moral ou a lei.
Sociedade Política
Há uma sociedade que tem sobre as outras uma proeminência decorrente da obrigatoriedade dos laços com que envolve o indivíduo; é a sociedade política, o Estado.
Sociedade é a união moral de seres racionais e livres, organizados de maneira estável e eficaz para realizar um fim comum e conhecido de todos. O Estado, portanto, é uma sociedade, pois se constitui essencialmente de um grupo de indivíduos unidos e organizados permanentemente para realizar um objetivo comum. E se denomina sociedade política, porque, tendo sua organização determinada por normas de direito positivo, é hierarquizada na forma de governantes e governados e tem uma finalidade própria, o bem público.
Estado
O Estado moderno é a organização político-jurídica de uma sociedade para realizar o bem público, com governo próprio e território determinado, e que pretende nos limites do território que lhe é reconhecido, a supremacia sobre todas as demais instituições. De fato, é o supremo e legal depositário da vontade social e fixa a situação de todas as outras organizações. O Estado aparece aos indivíduos e sociedades como um poder de mando, como governo e dominação. Suas decisões obrigam a todos os que habitam o seu território. Os seus objetivos são os de ordem e defesa social. Para atingir essa finalidade, que pode ser resumida no conceito de bem público, o Estado emprega diversos meios, que variam conforme as