Faculdade
Dados Biográficos
Max Weber (1864-1920).Nasceu em Erfurt (Alemanha), como primogênito de oito filhos e herdeiro do nome do pai, um jurista político de classe burguesa. Durante toda vida teve atenção dividida entre a atividade intelectual e a participação na vida política alemã, embora nessa segunda área ele não tenha chegado a ocupar qualquer posição oficial. Sua formação foi ampla, concentrada nos estudos de Direito, com profundas incursões pela História, a Economia, a Filosofia e até mesmo a Teologia. Sua dedicação explícita à Sociologia somente ocorreu na fase final de sua vida. Sua obra não é resultado de um fluxo contínuo e regular de trabalho, mas de períodos de concentração e produção extremamente intensivas. O período de 1891 a 1897 foi de atividade muito acentuada, interrompida por uma profunda crise psíquica que durou cinco anos e praticamente o afastou da atividade docente(que detestava) pelo resto da vida.
Principais Obras: ✓ A ética protestante e o espírito do capitalismo. ✓ Ensaios de sociologia. ✓ Ciência e Política: duas vocações. ✓ História Geral da Economia. ✓ Sociologia e Sociedade.
Max Weber- Sistematizador da sociologia na Alemanha. Para Weber “a ciência histórica é essencial para a compreensão das sociedades(...) permite o entendimento das diferenças sociais(...). O conhecimento histórico, entendido como a busca das evidências, torna-se um poderoso instrumento para o cientista social(...). ( Costa, 1997:71).
Método das Ciências Sociais; Método Compreensivo. “Esforço interpretativo do passado e de sua repercussão nas características peculiares das sociedades contemporâneas”. (Costa, 1997:72).
Fatos- busca de um sentido social e histórico.
Para Weber a Sociologia é “uma ciência voltada para a compreensão interpretativa da ação social e por essa via, para a explicação causal dela no seu transcurso e nos seus efeitos”. A sociologia é uma ciência compreensiva.
A ação