Principais acidentes nucleares.
A Agência Internacional de Energia Atômica divulgou uma lista com os piores desastres nucleares já ocorridos no mundo.
Chernobyl, 1986 – o acidente ocorreu em 26 de abril de 1986. Ainda hoje é considerado o pior acidente nuclear da história, tendo recebido a classificação 7, nível máximo na escala da Agência Internacional de Energia Atômica. A Radiação que vazou do reator número 4 da usina de Chernobyl foi 200 vezes maior do que das bombas de Hiroshima e Nagasaki juntas. Cerca de 200.000 km² de terra foram contaminados. A estimativa é de que cerca de 4 mil pessoas devem ter morrido de câncer na Bielo-Rússia, Ucrânia e Rússia.
Three Mile Island, 1979 – O maior acidente nuclear da história dos EUA ocorreu no dia 29 de setembro e atingiu o nível 5 na escala Internacional de Eventos nucleares da usina de Three Mile Island, perto de Harrisburg, capital da Pensilvânia. Após a quebra da bomba de água de um reator, problemas mecânicos e falha humana levaram ao super aquecimento do combustível nuclear.
Fukushima, 2011 - O acidente em uma central nuclear na cidade de Fukushima, no Japão, após o forte terremoto que atingiu o país no dia 11 de março, foi classificado como de nível 4 na escala que vai de 0 a 7. Esta foi a primeira vez que o Japão confrontou uma ameaça significativa de radiação desde os ataques com bombas atômicas em Hiroshima e Nagasaki, em 1945, que resultaram em mais de 200 mil mortes.
Kyshtym, 1957 - No dia 29 de setembro, uma falha no sistema de refrigeração do compartimento de armazenamento de resíduos nucleares causou