Primeiros socorros
1.0 INTRODUÇÃO Este trabalho apresentará os meios de agir em situações que necessitem primeiros socorros, envolvendo acidentes dentro de um meio esportivo.
Atualmente, a maioria das pessoas pratica algum tipo de esporte, seja como um passa tempo ou por questões de saúde. Algumas pessoas não procuram se orientar sobre os riscos que correm, ou sobre os limites de seu próprio corpo, o que facilita acontecimento de um acidente.
2.0 PRIMEIROS SOCORROS DENTRO DO ESPORTE: Os primeiros socorros são a primeira ajuda ou assistência dada a uma vítima de acidente ou doença súbita antes da chegada de uma ambulância ou médico. Essas medidas tem como finalidade preservar a vida da vítima.
É importante que o socorrista avalie a situação, identifique as causas do problema, providencie uma ambulância e que não tente levantar a vítima sem a ajuda de um profissional. Se a vítima estiver acordada é importante manter seus sinais vitais, tentando deixá-la lúcida. Caso a vítima esteja inconsciente é importante verificar se ela está respirando e se suas vias aéreas estão desobstruídas.
O ambiente deve ser observado, verificando se há outros riscos e o local do acidente deve ser sinalizado, para que sejam evitados novos acidentes
3.0 Conceitos e definição Os primeiros socorros referem-se ao atendimento temporário e imediato de uma pessoa que está ferida ou adoeceu repentinamente. Também podem envolver o atendimento em casa quando não se pode ter acesso a uma equipe de resgate ou quando técnicos em emergência médica (TEM) não chegam. Trata-se de procedimentos de emergência, os quais devem ser aplicados a vítimas de acidentes, mal súbito ou em perigo de vida, com o intuito de manter sinais vitais.
Os procedimentos não substituem o médico, a enfermeira ou a equipe técnica. Na verdade, um dos principais fundamentos dos primeiros socorros é a obtenção de assistência médica em todos os casos