primeiros socorros
DEFINIÇÃO E OS TIPOS DE MAL SÚBITO
O mal súbito é delimitado como todo o acontecimento inesperado da ausência de estabilidade física e neurológica de uma pessoa. Diversos casos clínicos podem ser considerados como mal súbito como: síncope ou desmaio, convulsão, hipoglicemia, ataque cardíaco, pressão baixa, vertigem entre outros que podem ser considerados mal súbito.
O mal subido pode ocorrer em qualquer indivíduo de qualquer idade dês dos primeiros meses de vida até a vida adulta.
Não há uma definição exata para essas causas de mal súbito e algumas vezes não é necessariamente associado a doenças crônicas em que a ameaça de morte súbita é mais agravante.
CARACTERÍSTICAS DO MAL SÚBITO, COMO IDENTIFICAR E OS PRIMEIROS SOCORROS
Síncope ou Desmaio
A Síncope ou Desmaio nada mais é, do que a ausência repentina e temporária da consciência e do tônus postural, que é a capacidade de ficar em pé, e logo após a rápida e completa recuperação.
A redução do fluxo sanguíneo no cérebro, geralmente, é a principal causa dos desmaios, porém, as sincopes geralmente são, de curta duração e de prognóstico bom.
As sincopes geralmente trata-se de um acontecimento clinico comum, que ocorre com mais frequência em pessoas idosas, que possuem doenças cardíacas e jovens mulheres.
O principal fator de risco que se os desmaios causam é que se o acontecimento ocorrer com frequência, as quedas podem causar traumas e fraturas sérias.
O desmaio propriamente dito, não é uma doença, mas pode ser o indício de várias alterações orgânicas como: arritmias, distúrbios hemodinâmicos, paradas cardiorrespiratórias, comprometendo o fluxo normal de sangue para os tecidos e principalmente para o cérebro.
A ausência de açúcar no sangue por causa de diabetes ou por causa de jejum prolongado, intensa anemia e hemorragias podem comprometer na composição do desequilíbrio dos sais