METODOLOGIA DO TRABALHO CIENTIFICA
COMUNICAÇÃO SOCIAL – PUBLICIDADE E PROPAGANDA
METODOLOGIA DO TRABALHO CIENTIFICA 6ºPERIODO
PROFESSORA JULENA NORNANDO
ALUNA PRISCILA RITA
SUBLINHA
Goiânia - GO
2014
Perspectivas teóricas da Comunicação organizacional
Profª Drª Cleusa Maria Andrade Scroferneker
As diferentes abordagens e perspectivas desenvolvidas mais [atuais] tem procurado demonstrar a importância organizacional face ao novo cenário globalizado. A preocupação em definir comunicação organizacional e seu campo de abrangência [ocupa] um lugar de destaque nas organizacionais.
A comunicação abrange as formas [necessárias] para [utilização e integração] com seus públicos. Para Riel (1995) marketing corporativo, propaganda corporativa, comunicação interna e externa [são um único grupo voltado] para os públicos ou segmentos com os quais a organização [pretende] se relacionar.
[Para] kreps(1990) entende a comunicação organizacional como um processo ao qual os membros da organização obtém informações pertinentes aso assunto.
[Podemos assim considerar ] que a comunicação organizacional diz respeito aos processos de comunicação humanas, Daniels, Spiker e Papa (1997) a identificaram a partir de três modelos ou perspectivas de comunicação organizacional: tradicional, interpretativo e crítico.
O modelo tradicional é uma atividade cujo comportamento pode ser medido , padronizado e classificado. segundo, sob uma perspectiva mais recente, a organização tida como sistema, a comunicação organizacional é um processo orgânico e dinâmico. Portanto.
O segundo modelo é o interpretativo, que entende as organizações como culturas. A cultura organizacional é considerada uma rede de significados. As pesquisas interpretativistas buscam revelar as realidades socialmente construídas nas organizações.
[De acordo com a] perspectiva interpretativa concentra-se no processo simbólico. [Tornando se esta uma ] realidade organizacional [que é] socialmente construída através da comunicação (Putmam,