primeiros socorros
O QUE É UMA FRATURA?
É uma lesão óssea que tem origem traumática, produzida por trauma direto ou indireto, com alta ou baixa energia. O local da lesão, ou conjunto de fragmentos ósseos que são produzidos pela fratura e os tecidos que foram lesionados em torno da contusão são chamados de foco da lesão.
O osso é o único tecido do corpo humano que quando cicatriza forma o mesmo tecido, idêntico ao anterior a lesão, e o processo de cicatrização óssea é denominada de consolidação.
QUAIS SÃO AS CLASSIFICAÇÕES DAS FRATURAS?
As fraturas podem ser classificadas de dois tipos:
COMPLETA
Onde os fragmentos ósseos perdem a continuidade, podem ficar desviados ou não. O manuseio nesse caso dessas fraturas deve ser cuidadoso, e utilizar técnicas especificas, para dessa forma, não causar lesão nos tecidos vizinhos.
INCOMPLETA
A lesão óssea ocorre, porém não há rompimento da continuidade óssea, é o tipo mais comum ocorrido em crianças, fratura tipo galho verde.
QUAIS TIPOS DE FRATURAS EXISTEM?
FRATURA FECHADA
O foco que está localizada a fratura está protegido pelas partes moles, e com pele integra, neste caso não há exposição de tecido ósseo.
FRATURA ABERTA OU EXPOSTA
O foco da fratura fica em contato com o meio externo, há visualização de tecido ósseo, ou não, nesses casos a pele sempre está lesada.
Pelo motivo da fratura estar em contato com o meio externo, é sempre considerada contaminada, tendo variação do grau de contaminação, podendo ou não causar osteomielite, que é infecção óssea, que retarda ou impede a consolidação óssea.
SINAIS E SINTOMAS DE UMA PESSOA QUE TEM UMA FRATURA
- DOR NO LOCAL DA LESÃO;
- AUMENTO DO VOLUME NO LOCAL, DEVIDO AO TRAUMA, OCORRE EDEMA (INCHAÇO) NO LOCAL;
- DEFORMIDADE NO LOCAL, ONDE O SEGMENTO QUE ESTÁ FRATURADO APRESENTA ENCURTAMENTO, ANGULAÇÃO, OU ROTAÇÃO;
- IMPOTÊNCIA FUNCIONAL, ONDE A FRATURA DIFICULTA OU IMPEDE A MOVIMENTAÇÃO DO MEMBRO FRATURADO, DEVIDO A DOR E