primeiros socorros
A expressão “Primeiros Socorros” significa o atendimento imediato prestado a uma pessoa vítima de um acidente ou de um mal súbito. Quando aplicados com eficiência, os primeiros socorros significam a diferença entre “vida e morte”, “recuperação rápida e hospitalização longa” ou, “ invalidez temporária e invalidez permanente”.
Acidentes acontecem, e a todo o momento estamos expostos a inúmeras situações de risco que poderiam ser evitadas se, no momento do acidente, a primeira pessoa a ter contato com o paciente souber proceder corretamente na aplicação dos primeiros socorros, poderá proporcionar a vítima melhores condições de recuperação, evitando sequelas e até mesmo a morte.
Princípios de Primeiros Socorros.
São procedimentos imediatos e provisórios, de emergência, em geral prestados no local do acidente, que devem ser aplicados a uma pessoa visando manter os sinais vitais e evitando seu agravamento, até que ela receba o tratamento definitivo. Este pré-atendimento tem fundamental importância, seja nas indústrias ou não, pois evita complicações futuras e pode até salvar vidas. Contudo, deve ser realizado pelo socorrista (profissional que vai fazer o atendimento) que deve ter treinamento e realizar o atendimento em condições seguras para a prestação de socorro. É importante, após realizar o primeiro atendimento, solicitar ou encaminhar a vítima para avaliação médica.
Baseia-se nos três “R” • Rapidez no atendimento;
• Reconhecimento das lesões;
• Reparação das lesões.
Métodos de utilização
Estes procedimentos devem ser realizados por pessoas treinadas em socorrer as vítimas. Geralmente, as indústrias possuem profissionais capacitados para dar treinamento a todos os funcionários na prestação do atendimento básico. Este treinamento deve ser ministrado por um profissional habilitado e que tenha noções de primeiros socorros. Deve ser utilizado por um profissional, que tenha feito