Primeiros socorros
Relacionados aos aspectos legais, ninguém é obrigado a praticar alguma ação, a menos que exista uma lei que determine. É uma obrigação legal nas seguintes condições:
- Quando a função profissional exige, ou seja, naquelas profissões em que está implicíta a prestação de socorro a vitimas de acidente. Exemplo: bombeiros, salva-vidas.
- Quando preexiste responsabilidade intrinseca, ou seja, no caso de haver relação de responsabilidade entre duas pessoas. Exemplo: pia ou mãe que presencie um filho sofrendo acidente, motorista de táxi cujo passageiro sofra ataque cardíaco.
-Iniciado o atendimento de socorro, a pessoa não pode interrompê-lo. a responsabilidade com o socorro prestado pode ser questionada, se o socorrista falha ao agir.
2 - Os sinais vitais são indicadores da funções vitais e podem orientar o diagnóstico inicial e o acompanhamento da evolução do quadro clínico da vítima. São eles:
Pulso---------- Respiração-----------------Pressão arterial----------------Temperatura.
Considerações:
- Sua verificação é essencial na avaliação da vítima, devendo ser realizada simultaneamente à história e ao exame físico;
- São mais significativos quando obtidos em série, possibilitando o acompanhamento de suas variações - Seus valores devem ser analisados conforme a situação clínica. Na obtenção dos sinais vitais devemos considerar as seguintes condições:
Condições ambientais, tais como temperatura e umidade no local, que podem causar variações nos valores;
Condições pessoais, como exercício físico recente, tensão emocional e alimentação, que também podem causar variações nos valores;
Condições do equipamento, que devem estar apropriados e calibrados. 4 - Hemorragia é a perda de sangue proveniente da ruptura de um vaso sangüíneo. Do ponto de vista clínico, será classificada como: Interna - aquela