Primeiros socorros
Discentes: Tiago Gomes nº22
Índice
Índice 2
Introdução 3
Descrição da Actividade 4 15
Balanço da Actividade 16
Bibliografia 17
Introdução
Primeiros Socorros é constituído por vários procedimentos Simples e é executado por pessoas comuns com alguns conhecimentos, e tem como objectivo manter a vítima viva, até à chegada de um médico especializado.
No âmbito da disciplina de PAFD foi nos transmitido como efectuar os primeiros socorros em situações reais, e como usar todos os procedimentos, e como é importante fazer todos os passos sem nenhum deslize que possa causar mais problemas à vítima.
Descrição da Actividade
A actividade foi realizada no passado dia 15 de Novembro de 2011, no Pavilhão da Escola Secundária André de Gouveia, pelo chefe da Cruz Vermelha, que decorreu durante os dois tempos da manha onde tínhamos a disciplina de PAFD, em que estavam as duas turmas do décimo ano do Curso Profissional de Apoio à Gestão Desportiva a assistir.
O chefe da Cruz Vermelha começou por distinguir salvamento de primeiros socorros, depois falou sobre o que eram os primeiros socorros e ainda nos disse que era preciso termos uma pequena formação para conseguir aplicar os mesmos. Agora, se no futuro tivermos numa situação de emergência podemos ajudar a(s) vítima(s) ou em caso de pânico optar por não ajudar e chamar outra pessoa para o fazer, e também que antes de ajudarmos alguém devemos verificar primeiro a nossa segurança.
Os vários procedimentos são:
A (Alerta). V (Voz). D (Dor). I (Inconsciência).
O primeiro passo é abordar a vítima e chamar por ela batendo com as nossas mãos nos ombros dela, se ao tocarmos na vítima ela responder, isso é um indício de que existe actividade neurológica, ou seja, o cérebro está a receber oxigénio, só acontece quando à