primeiros socorros
Redação De Conclusão De Curso
Primeiros Socorros
Os primeiros socorros referem ao atendimento temporário e imediato de uma pessoa que está ferida ou adoeceu repentinamente. Podem se envolver o atendimento em casa quando não se pode ter acesso a uma equipe de resgate ou ate mesmo quando técnicos em emergência médica não chegam ao lugar. Trata os procedimentos de emergência, os quais devem ser aplicados a vítimas de acidentes, mal súbito ou em perigo da vida, com o intuito de manter sinais vitais, os procedimentos não substituem o médico, a enfermeira ou a equipe técnica.
Um dos principais fundamentos dos primeiros socorros é a obtenção de assistência médica em todos os casos de lesão grave. O socorro tende-se a ser prestado sempre que a vítima não tem condições de cuidar de si própria, recebendo um primeiro atendimento e logo se acionando o atendimento especializado.
Técnicas em primeiros socorros:
Respiração Artificial- Ao processo mecânico empregado para restabelecer a respiração, que deve ser ministrado imediatamente, em todos os casos de asfixia, mesmo quando houver parada cardíaca.
Respiração Artificial ( Boca a boca )- Trata-se de uma técnica simples em que o socorrista procura apenas encher os pulmões do acidentado, soprando fortemente em sua boca. Para garantir a livre entrada de ar nas vias respiratórias a cabeça do acidentado tem que estar na posição adequada (o pescoço deve ser erguido e flexionado para trás).
Reanimação Cardíaca- Asfixia pode ser acompanhada de parada cardíaca. Nesses casos graves deve-se tentar reanimar os batimentos cardíacos por meio de um estímulo exterior, de natureza mecânica, fácil de ser aplicado por qualquer pessoa. A parada cardíaca é de fácil reconhecimento, graças a alguns sinais clínicos, tais como:
-Inconsciência
-Ausência de batimentos cardíacos
-Parada respiratória.
Ressuscitação cardiopulmonar ( RCP )- As finalidades da RCP são:
-Irrigação imediata, com sangue oxigenado, dos órgãos