era napoleonica
No antigo sistema colonial percebe-se que a economia era baseada no mercantilismo. E era baseada na exportação ou importação de produtos tropicais e metais preciosos, onde utilizava-se a mão de obra escrava ou indigna. Além disso, o local doa antigo sistema colonial era a América, onde se encontrava as colônias de exploração e povoação. Já o novo sistema colonial o trabalho era o assalariado e a economia era baseada no liberalismo, onde o foco principal era o setor econômico. O local do neocolonialismo passa a ser a África e a Ásia. E o neocolonialismo trás para si uma nova caracterização para o capitalismo: o capitalismo monopolista.
Depois da era napoleônica, a Europa estava tranquila. Mas, no início do século XX o continente enfrentou muitos conflitos que levaram a eclosão da primeira guerra mundial, a qual trouxe muitas consequências para todo o mundo. Os conflitos presentes na Europa ocorreram devido aos seguintes motivos:
Concorrência econômica – as grandes potências europeias faziam de tudo para diminuir a concorrência dos outros países. Esse conflito foi intenso entre Alemanha e Inglaterra.
Disputa colonial – a grande concorrência econômica teve como principal consequência disputa de colônias na África e na Ásia. Com o domínio das colônias era possível controlar o “fornecedor” de matérias-primas e também e conseguir a conquista de novos mercados.
Conflitos nacionalistas – o continente ainda teve problemas político, onde, em várias regiões haviam movimentos nacionalistas que queriam reunir em um mesmo estado nações com mesmos traços culturais. Mas isso também tinha traços econômicos.
Houve o período da Paz Armada, onde os países, cientes de que a guerra pudesse acontecer a qualquer momentos, preparam-se, fortalecendo seus exércitos e fazendo a adesão de armas. Além disso, foi característico desse período a união de países, para assim fortalecer a guerra contra um rival. Formaram-se então as “tríplices”.
Tríplice