Primeiros Socorros
De acordo com a Federação Internacional das Sociedades da Cruz Vermelha e do Crescente Vermelho, define os Primeiros Socorros como prestação de ajuda imediata a uma pessoa doente ou ferida até a chegada de ajuda profissional.
Esse atendimento inicial inclui apoio psicológico para pessoas que sofrem emocionalmente devido a vivência ou testemunho de evento traumático.
O socorro deverá ser prestado sempre que a vítima não tiver condições de cuidar de si própria, recebendo um primeiro atendimento e logo acionando-se o atendimento especializado, o qual encontra-se presente na maioria das cidades e rodovias principais, e chega ao local do fato em poucos minutos.
Tipos de acidentes
Para cada caso existe uma atitude, e um socorro diferente, veja à seguir alguns exemplos que exigem primeiros socorros: - Acidente Automobilístico
- Amputação
- Atropelamento
- Coma alcoólico
- Desmaio
- Ferimento em Crianças
- Fratura
- Hipotermia
- Insolação
- Afogamento
- Ataque epilético
- Choque elétrico
- Convulsão
- Estado de choque
- Hemorragia
- Infarto
- Intoxicação (por medicamentos, produtos químicos e drogas)
- Intoxicação Alimentar
- Parada Respiratória
- Parto iminente
- Picada de Escorpião
- Traumatismo ocular
- Mordida de animal
- Parada Cardíaca
- Paralisia Súbita
- Picada de Cobra
- Picada de inseto
- Queimadura
- Sufocamento
É importante aplicar primeiros socorros?
É de vital importância a prestação de atendimentos emergenciais. Conhecimentos simples muitas vezes diminuem o sofrimento, evitam complicações futuras e podem inclusive em muitos casos salvar vidas.
Porém deve-se saber que nessas situações em primeiro lugar deve-se procurar manter a calma, verificar se a prestação do socorro não trará riscos para o socorrente, bem como saber prestar o socorro sem agravar ainda mais a saúde da(s) vítima(s), e nunca esquecer-se que a prestação dos primeiros socorros não exclui a importância de um médico.
O que se