Primeiros socorros
ENSINONACIONAL.COM.BR
CURSO DE PRIMEIROS SOCORROS
Primeiros Socorros
Marlene Coelho de Lima
Trabalho de Conclusão apresentado ao Instituto EnsinoNacional, como parte dos requisitos para obtenção da Certificação ao Curso: Primeiros Socorros.
Rio de Janeiro, 28 de Janeiro, 2013
Introdução aos Primeiros Socorros
Primeiros Socorros refere-se ao atendimento temporário e imediato de uma pessoa que está ferida ou adoeceu repentinamente. Também pode envolver o atendimento em casa, quando não se pode ter acesso a uma equipe de resgate. Em suma, tratam-se de procedimentos de emergência, os quais devem ser aplicados a vítimas de acidentes de mal súbito ou em perigo de vida.
Por definição, um socorrista é a pessoa que se profissionalizou para prestar os primeiros socorros em casos de acidentes, males súbitos etc. Utilizando um número limitado de equipamentos para realizar a avaliação inicial, a intervenção de emergência, e treinada para ajudar outros trabalhadores de saúde. As funções básicas de um socorrista então entre, detectar o que está de errado com a vítima/paciente, providenciar a assistência de emergência, e somente quando necessário, mobilizar o paciente sem causar sequelas. Devemos lembrar que como socorristas temos deveres relacionados para com o vítima, que se torna paciente no momento da atuação do socorrista, deveres esses que devem ser cumpridos no local de emergência. São esses: Ter acessou ao paciente, com segurança e utilizando instrumentos manuais quando necessário; Identificar o que há de errado e providenciar assistência necessária, utilizando o mínimo de equipamento; Elevar ou mobilizar o paciente apenas quando for preciso; Transferir o paciente e as informações pertinentes para o pessoal do resgate. Controlar o local do acidente, ter certeza que o socorro foi acionado e fazer o melhor possível dentro de suas capacidades são umas das responsabilidades essenciais que devem rodear o