primeiros socorros- afogamento
DEFINIÇÃO DE AFOGAMENTO
É a aspiração de líquido causada por submersão ou imersão. O termo aspiração refere-se à entrada de líquido nas vias aéreas (traqueia, brônquios ou pulmões), e não deve ser confundido com "engolir água".
PRINCIPAIS CAUSA QUE CONTRIBUEM PARA AFOGAMENTO
Uso de drogas
Uso de Álcool
Epilepsia
Traumatismos
Acidentes de mergulho
Doenças cardíacas e/ou pulmonares
Outros, como: indivíduos com até oito anos por falta de supervisão dos responsáveis, falta de colete em locais recreativos, ingestão excessiva de alimentos.
TIPOS DE ACIDENTES NA ÁGUA
Síndrome de Imersão - A Hidrocussão ou vulgarmente conhecida como "choque térmico" é um acidente desencadeado por uma súbita exposição á água mais fria que o corpo, levando a uma arritmia cardíaca que poderá levar a síncope ou a parada cárdio-respiratória (PCR).
Parece que esta situação pode ser evitada se molharmos a face e a nuca antes de mergulhar.
Hipotermia - A exposição da vítima à água fria reduz a temperatura normal do corpo humano, podendo levar a perda da consciência com afogamento secundário ou até uma arritmia cardíaca com parada cardíaca e consequente morte. Sabemos que todas as vítimas afogadas têm hipotermia, mesmo aquelas afogadas em nosso litoral tropical.
SOCORRO NA ÁGUA
* Tente realizar o socorro sem entrar na água: o Se a vítima se encontra a um curta distancia, estenda um cabo, galho, cabo de vassoura para a vítima. Ofereça sempre o pé ao invés da mão para ajudá-la - é mais seguro. o Se a vítima se encontra a uma grande distância atire uma bóia (garrafa de 2 litros fechada, tampa de isopor, bola), ou amare-a a uma corda e atire a vítima segurando na extremidade oposta. o Deixe primeiro que a vítima se agarre ao objeto e fique segura. Só então a puxe para a área seca. o Se for a rio ou enchentes, a corda poderá ser utilizada de duas formas: Cruzada de uma margem a outra obliquamente, de forma que a vítima ao atingi-la será arrastada