primeiros povos
Descobrindo um novo continente
“Pesquisadores encontraram na Colômbia 74 crânios humanos com idades que variam de 3 mil a 11 mil anos. O que chamou a atenção dos cientistas é que muitos desses crânios apresentação semelhanças morfológicas com o crâneo de Luzia.”
“Como vimos anteriormente, Luzia é o fóssil humano mais antigo da América, com 11,5 mil anos. Encontrado em Minas Gerais, seu traços morfológicos são semelhantes aos dos aborígenes australianos e africanos atuais do que aos dos indígenas encontrados pelos europeus na América.”
“A descoberta dos crânios colombianos sugere que esse grupo tenha permanecido na América por quase 8 mil anos, tendo convivido com as populações de mongoloides que teriam chegado depois.”
“Essas populações de mongoloides asiáticos são os ancestrais dos atuais povos indígenas brasileiros.”
Os Primeiros Ocupantes
“Em 1825, o naturalista dinamarquês Peter Lund mudou-se para o Brasil”...
“Entre 1834 e 1844 ele se estabeleceu na aldeia da Lagoa Santa, em Minas Gerais, e começou a estudar cavernas nessa região. Ali encontrou mais de 12 mil fragmentos de ossos fossilizados, além de alguns fósseis humanos”...
...”Lund descobriu que muitos desses ossos pertenciam a espécies extintas, como o megatério, um bicho-preguiça, de ate sete metros de comprimento. Constatou ainda que os seres humanos conviveram com esses animais gigantescos e que a presença humana em nosso território era mais antiga do que se imaginava na época.”
“Um século depois de Lund, os pesquisadores já identificaram cerca de 20 mil diferentes sítios arqueológicos pré-históricos no Brasil, nos quais foram encontrados objetos de pedra e cerâmica, esculturas e restos de alimento de milhares de anos. Esses vestígios ajudam a reconstituir hábitos e costumes dos primeiro ocupantes de nosso território, chamados paleoindígenas.”
Luta Gravada na Rocha
“As inscrições rupestres são um dos mais belos e importantes vestígios deixados pelos paleoindígenas