Primeiro Relatorio EB TDAH
Ênfase: Processos educativos
Área: Psicologia escolar/ educacional
Docente Supervisor: Elaine Teresinha Dal Mas Dias
Discente Estagiário: Monique Ribeiro Mendes
Data: 11 de março de 2015
Descrição de atividade realizada:
Leitura e discussão em sala de aula sobre o código de ética profissional do psicólogo.
Impressões Pessoais:
A partir do nascimento já somos submetidos à ética e a moral, na profissão somos submetidos ao código de ética profissional que na área da psicologia funciona como um conjunto de valores passiveis de auto-reflexão. E mesmo fora do ambiente profissional estamos sujeitos às penalidades do código de ética, pois, segundo a docente, para o psicólogo não há separação da vida pessoal e profissional, é vedada ao mesmo qualquer prática que vá contra os direitos humanos.
Articulação teórica
O código de ética do psicólogo expressa um conjunto de valores e princípios que são fundamentais para o exercício da função, dando a dimensão exata da responsabilidade que cada profissional tem com sociedade. Ética, segundo o dicionário Silveira Bueno, é “parte da filosofia que estuda os deveres do homem para com a sociedade; ciência da moral”.
Todo homem está submetido a ética a partir do nascimento, e os universitários são expostos à ética profissional a partir do momento que ingressam na graduação. Segundo o Código de Ética Profissional do Psicólogo publicado no site do CRP “Um código de ética profissional, ao estabelecer padrões esperados quanto às práticas referendadas pela respectiva categoria profissional e pela sociedade, procura fomentar a auto-reflexão exigida de cada indivíduo acerca da sua práxis... A missão primordial de código de ética profissional não é de normatizar a natureza técnica do trabalho, e, sim, a de assegurar, dentro de valores relevantes para a sociedade e para as práticas desenvolvidas, um padrão de conduta que fortaleça o reconhecimento social daquela categoria.”.
Ou seja, o código