Primeiro governo lula
Este trabalho tem por objetivo mostrar acontecimentos econômicos ocorridos no primeiro ano do Governo Lula, no que diz respeito à inflação, crédito, política monetária e política fiscal.
Lula venceu as Eleições no vazio social deixado pela desarrumação das classes promovida pelos oito anos de FHC. E não se pode negar que o atual sucesso de sua política econômica, que se deu por meio do controle inflacionário.
Os principais indicadores macroeconômicos tiveram uma considerável melhora no governo Lula.
O primeiro governo Lula
Tendo em vista a promessa, tantas vezes defendida na campanha eleitoral, de criação de 10 milhões de empregos, passado um ano ou ano e meio com o desemprego crescendo ao invés de cair, a positiva avaliação da população sobre o presidente Lula e o governo do PT pode não resistir.
Os limites políticos dessa estratégia já vêm sendo sentidos desde o início do governo. Por maiores que sejam as habilidades do ministro chefe da Casa Civil e do presidente do Partido dos Trabalhadores, ficará cada vez mais difícil vender a interpretação de que a oposição aos projetos do governo dentro do PT e dos demais partidos de esquerda restringe-se a um grupelho de três ou quatro “radicais”.
Inflação
Nos últimos três anos e dez meses, a inflação tem se mostrado bastante moderada. Os Índices Gerais de Preços (IGP), por exemplo, tiveram recordes históricos no ano de 2005, quando alcançaram sua menor marca.
Em 2003, o primeiro ano do atual governo, o IPCA (índice oficial do Governo Federal para medição das metas inflacionarias) apresentou alta de 9,3%. Essa foi influenciada pela crise cambial verificada no ano anterior, a qual levou o país a sofrer uma série de ataques especulativos (com um dólar chegando a custar quatro reais), bem como pelos reajustes dos preços monitorados.
Como os IGP, responsáveis por corrigir os preços dos serviços de telefonia, de