Primeiras Palavras
Organizar as idéias é basicamente os princípios de nossas primeiras palavras, as idéias surgem de nossa comunicação vivenciando e trocando idéias, as palavras nós levar a ler é para ler temos que compreender a compreensão é fruto de uma leitura eficiente. Um exemplo é um dito popular em que diz “Para bom entendedor meia palavra basta”, podemos ler uma pequena estrofe e tirar inúmeras idéias atribuindo assim um significado para o texto.
Ler, Escrever e Pensar
Ler é compreender, Escrever é se expressar e Pensar e uma atividade inevitável para quem ler e escrever, pois pensar é formar e combinar idéias. A forma mais rica de informação é os meios de comunicação impressas sendo eles jornais, revistas e livros. A leitura nós possibilita inúmeras idéias é compreensão, com idéias podemos nós expressar na forma da escrita. Sendo assim para ler é preciso compreender e compreender é pensar e pensar é fonte inevitável de se expressar seja ela escrita ou não.
Introdução à Gramática
Exemplifica variações de nosso cotidiano e como utilizamos sentidos diferentes da nossa gramática seja ela a gramática natural ou a gramática normativa. A forma natural vivenciamos no dia a dia ouvindo e falando, forma expressiva e natural de se comunicar. A gramática normativa é conjunto de regras de acordo com as normas escritas tendo assim um padrão gramatical.
Variações Linguísticas
As Variações Linguísticas nós rodeiam no nosso cotidiano, é o nosso idioma falando de cada dia com variações social, geográfico ou histórico. Com os fatores de idade, grupo social, o sexo e o grau de escolaridade que interferência na nossa forma de se expressa ocorrendo assim variações lingüísticas.
Adequação e Inadequação Linguísticas
Para nós comunicarmos de forma eficiente precisamos nó adequar a nossa linguagem. Existe a linguagem informal mais solta é impessoal e a linguagem formal mais cuidadosa mais pessoal. No ato de nós comunicar a fatores que