Primeira Guerra Mundial
ECONOMICA: O protecionismo que impossibilitou a Alemanha de pagar suas dívidas por meio da exportação de produtosO encarecimento do custo de vida; Nas mudanças económicas, há o fim da hegemonia europeia. Apareceu uma nova potência Mundial, os EUA. Este país sofreu esta ascendência devido ao facto da Europa ter sidoo palco da guerra e como tal ter de pagar as despesas desta. Por outro lado, os homens foram para a guerra, existem demasiadas perdas humanas e assim, deixa de existir mão-de-obra e,consequentemente, a produção diminuiu, pois os campos (agricultura) e as fábricas (indústria) estão destruídos. Para tentar resolver estes problemas, a Europa pede elevados empréstimos aos EUA ecomeça a importar cada vez mais (Triângulo Financeiro - em que os EUA tornaram-se os credores/ banqueiros do Mundo). Estes empréstimos acarretam juros. Há uma desvalorização das moedaseuropeias. A Europa perde mercados internacionais em favor dos EUA e do Japão. Assim, os EUA enriquecem pois começaram a exportam mais e a produzir mais, assim há mais lucros e mais emprego,como consequência há mais dinheiro e mais consumo, aumentando assim o mercado interno do país e permitindo a prosperidade americana. Há então uma hegemonia, os chamados “Loucos anos 20”
MUDANÇAS PROVOCADAS PELA GUERRAØA guerra provocou diversas mudanças na vida da população europeia. A economia dos países foi prejudicada devido a produção de guerra e a miséria e as doenças se espalharam pela Europa.ØDevido a grande quantidade de homens nos combates, uma parcela grande de mulheres ingressou no mercado de trabalho industrial, especialmente na Inglaterra, França e Itália.
17. O FIM DA GUERRA§ O apoio financeiro dos Estados Unidos foi decisivo para a vitória da Entente e seus aliados.§ Em 11 de Novembro de 1918, o governo alemão assinou um tratado de paz em condições bastante desvantajosas.§ Nos locais onde os combates foram travados as cenas de