123324234
507 palavras
3 páginas
NARRAÇÃO : A narração é feita em primeira pessoa postumamente (após a morte). Ou seja, um morto rescreveu suas memórias.TEMPO : A obra é apoiada em dois tempos. Um é o psicológico, outro é o tempo cronológico, onde os acontecimentos seguem uma lógica : Infância ,adolescência...
-
A história começa com Brás Cubas contando o momento da sua morte depois que já estava morto. Só Depois disso ele conta o seu nascimento e a sua vida.
Brás Cubas nasceu de uma família rica, e teve uma infância cheia de privilégios. Incluindo um menino negro, chamado Prudêncio, que era usado por Brás Cubas como “brinquedo”.
Ainda jovem , ele conhece marcela e se apaixona por ela. A qual dedica a Frase “marcela amou-me duramente quinze meses e onze contos de réis”. Ele a deixou quando seu pai o manda para Europa, para estudar. Volta ao Brasil quando sua mãe está morrendo, com o diploma de Bacharel em Direito.
Sua mãe morre e seu pai lhe fala sobre um cargo de deputado, e sobre um casamento, com Virgilia, o segundo amor da sua vida. Ela era filha de um importante político , e ao se casar com ela teria grandes chances de se tornar deputado.
Porém, aparece a figura de Lobo Neves , que “rouba” Virgilia de Brás. Seu pai fica indignado que isso tenha acontecido com um Cubas, e morre logo em seguida. Virgília era ambiciosa , e deixou Brás cubas para viver com Lobo Neves, que prometeu torna ela marquesa.
Anos depois Virgilia volta já casada com Lobo Neves. Mas mesmo com o casamento, Brás continuava apaixonado por Virgilia.
Lobo Neves se tornou presidente de uma província, e ele e virgilia tem que viajar. Alguns anos depois eles voltam. Brás se reencontra com Virgilia em uma festa e eles dançam valsas.
Assim, Brás e Virgilia, para esconder a traição que já estava começando a ser desconfiada por outros, matêm um relacionamento ás escondidas , na casa de Dona Plácia, “ex-funcionaria” de Virgilia.
Em um passeio, Brás reencontra um amigo de infância , o Quincas Borba, que agora é um