Prime Consultoria
O perfil de um líder reflete na organização e quando esses princípios são destacados, os consumidores passam a confiar e criar boas expectativas. Por isso, a falta de confiança atrapalha a sua imagem, quanto menos confiança a organização passa para os seus funcionários e consumidores, mais problemas ela adquire.
Por possuírem grandes responsabilidades as atitudes dos líderes são avaliadas e seguidas por seus funcionários. Por isso para gerar confiança é necessário seguir alguns princípios: ser ético seguindo as regras estabelecidas pela organização; transparente, mostrando suas ações e intenções; e justo reconhecendo e tomando as decisões de forma equilibrada.
A IMPORTÂNCIA DA LIDERANÇA E CONFIANÇA NAS ORGANIZAÇÕES
O tema liderança nos dias atuais tem um forte apelo tanto aos que dirigem, como aqueles que são dirigidos. Livros, artigos e teses acadêmicos descrevem de diversas formas o modelo ideal do líder do século XXI.
Mas como encontrar esse líder? Como poder identifica-lo? Primeiramente precisa-se mudar o conceito que muitos têm de que a liderança é uma capacidade inata de cada pessoa.
As organizações podem e devem formar e desenvolver novos líderes.
Uma pesquisa feita com mais de 500 executivos de todos os tipos, mostra coisas simples e objetivas que fornecem conselhos uteis para todos que desejam ser lideres.
1º DISPOSIÇÃO PARA TENTAR O QUE NÃO FOI TENTADO ANTES
Nenhum empregado deseja ser guiado por um administrador a quem falte CORAGEM E INICIATIVA. O estilo de liderança positiva é aquele que ousa nas tarefas e se vale de oportunidades não tentadas anteriormente.
2º AUTO MOTIVAÇÃO
O líder que não consegue se AUTO-MOTIVAR não tem a menor chance de ser capaz de motivar os outros.
3° PLANOS DEFINIDOS
O líder motivado sempre tem OBJETIVOS CLAROS E DEFINIDOS e PLANEJA a realização de seus objetivos. Ele planeja o trabalho e depois trabalha o seu plano com a participação de seus liderados.
4º O HÁBITO DE FAZER MAIS DO QUE