primavera silenciosa
Desenvolvimento sustentável: o desafio do século XXI
Parte 01: O que é desenvolvimento?
Segundo os economistas – desenvolvimento é crescimento econômico medido pelo PIB e renda per capta – o que faz o processo de desenvolvimento ser muito lento (p. 22).
Rivero – 2002
a) O vírus da inviabilidade econômica - a demanda por produtos e serviços tecnológicos cresce anualmente 15% enquanto por matéria-prima 3% (p.23)
b) Urge alcançar equilíbrio entre crescimento populacional e de recursos vitais e um ambiente sociopolítico estável q viabilize a modernização (p. 25). Um pacto pela sobrevivência (p. 27).
c) Emergência de um novo paradigma – o pós-desenvolvimento.
Celso Furtado:
a) A ideia de que os padrões de consumo das minorias q vivem nos países altamente industrializados poderão ser acessíveis às massas de população – é um prolongamento do mito do progresso da ideologia da revolução burguesa, na qual se criou a atual sociedade industrial (p. 30)
b) O tema central do estudo de desenvolvimento é a morfogênese social e a criatividade cultural (p.30).
c) A invenção cultural tende a ocorrer em dois eixos: busca da eficácia na ação e busca de propósito para a própria vida (p.30).
Busca de eficácia na ação – racionalidade instrumental ou formal; busca de propósito para a vida: racionalidade substantiva, ou dos afins.
d) O desenvolvimento deve ser entendido como processo de transformação da sociedade “não só em relação aos meios mas tb aos fins”
Amartya Sen
a) Caminho do meio – entre a miopia q reduz o desenvolvimento ao crescimento e o derrotismo q descarta como inexequível (p. 33).
b) O desenvolvimento requer q se removam as principais fontes de privação de liberdade: pobreza e tirania, carência de oportunidades econômicas e destituição social sistemática, negligência os serviços públicos e intolerância ou interferência de estados repressivos (p.34).
c) Dois tipos de êxito na redução rápida da mortalidade:
Há dissonância entre a