primavera arabe
A Primavera Árabe é uma de protestos e revoluções que começaram e ainda acontecem no Oriente médio e no norte do continente Africano. A causa desses protestos é que o povo quer derrubar os ditadores que estão há muitos anos no poder e cobrar melhores condições de vida para toda a população.
A primeira grande conquista foi na Tunísia em dezembro de 2010 quando o ditador do país Bem Ali foi derrubado do poder pelas mãos do povo. Os países que participaram e ainda participam da primavera árabe são: Tunísia, Líbia, Egito, Argélia, Iemen, Marrocos, Bahrein, Síria, Jordania e Omã.
Tunísia: Os protestos lá é que começaram a Primavera Árabe. Essa revolta do povo comecou em 2010 com muitos protestos e terminou em 14 de Janeiro de 2011 com a queda de Ben Ali, após 24 anos no poder.
Líbia: o objetivo das revoltas por lá é acabar com a ditadura de Muammar Kadhafi.Como é uma das ditaduras mais fortes, essa foi uma das revoluções mais sangrentas da Primavera ÁrabeAconteceu até a intervenção das forças militares da OTAN (Organização do Tratado do Atlântico Norte), comandadas, principalmente, pela frente da União Europeia. O ditador foi morto em 2011.
Egito: Começou em 2011 e no mesmo ano conseguiram acabar com a longa ditadura de Hosni Mubarak. Após a onda de protestos, Mubarak disse que não iria se candidatar novamente a novas eleições e dissolveu todas as frentes de estruturação do poder. Em Junho de 2011, após a realização das eleições, Mohammed Morsi foi eleito presidente egípcio, porém, também foi deposto no ano de 2013.
Argélia: Ainda acontecem muitos protestos para derrubar o presidente Abdelaziz Bouteflika, há 12 anos no poder e que não agrada ao povo.
Síria: Os protestos na Síria também estão acontecendo e a comunidade internacional já chama de Guerra Civil. A luta é pela deposição do ditador Bashar al-Assad, que tem a família no poder há 46 anos. A ONU e a comunidade internacional querem a deposição da ditadura pra poder acabar com a guerra