Primatas
Um dos maiores desafios da ciência sempre teve como título “origem”. “De onde viemos?” sempre foi uma pergunta pertinente pra muitos estudiosos. Desde que Darwin consolidou sua teoria evolutiva, é notável muitas características em comuns entres os seres humanos e muitos primatas. Possivelmente essas características em comum, somado com a ideia da evolução, evidenciariam a possibilidade de que nós humanos e outros primatas tivermos um só ancestral.
A ordem dos primatas engloba cerca de 180 espécies que variam, tanto no tamanho, como em seus diferentes modos de vida. Surgiram na era cenozoica, no período terciário. O ser humano é, entre os primatas, o que possui maior capacidade de raciocínio.
O tamanho, em número de indivíduos da ordem dos primatas, fez com que se criassem várias classificações para ela. Uma dessas classificações traz duas ramificações principais, os prossímios e os antropoides. Ainda há classificações entre macacos do Novo e Velho mundo, e entre superiores e inferiores.
Desse mudo, é notável em pesquisas realizadas atualmente, a procura em outros primatas, em especial com o chimpanzé, traços que antes só eram atribuídos ao ser-humano, como capacidade de raciocínio lógico, entre outros.
2. DESENVOLVIMENTO
2.1 Classificação
Os primatas são mamíferos que possuem semelhanças entre suas espécies. São cerca de 180 espécies de primatas diferentes, que pertencem às subordens dos prossímios e dos antropoides, a qual são incluídos macacos e seres humanos. A ordem primata é a ordem que possui mais “vestígios” de sua evolução. A ordem dos Primatas tem sido tradicionalmente dividida em dois grupos: prossímios e antropoides.
O subgrupo dos Prossímios é atribuído principalmente pelos primeiros primatas existentes. São reconhecidos como principais prossímios, animais parecidos com os lêmures, que existiram no Eoceno.
Tem pequeno porte, focinhos longos e caldas e caldas cumpridas. Outras características é que esses animais