pricipio da prudencia
Etec Albert Einstein
Administração
pRINCIPIO DA PRUDENCIA
NBC T6
ROBERT ANDERSON gUSTAVO CAMPOS
VITOR DELAFINA
CLAYTON DOS SANTOS
ALYSSON RODRIGUES
DIEGO RODRIGUES
FABIO CEZAR romario lemos
Sumário
Observância obrigatória 3
O princípio da prudência 3
Aplicação prática 3
Alguns excessos na aplicação desse princípio 5
1. NBC T 6 - Divulgação das Demonstrações Contábeis 6
6.1 – Forma de apresentação 6
6.2 – do conteúdo das notas explicativas 7
6.3 – das republicações 8
Referências 9
OBSERVÂNCIA OBRIGATÓRIA
A observância dos Princípios de Contabilidade é obrigatória no exercício da profissão e constitui condição de legitimidade das Normas Brasileiras de Contabilidade (NBC).
O PRINCÍPIO DA PRUDÊNCIA
O Princípio da prudência determina a adoção do menor valor para os componentes do ativo e do maior para os do passivo, sempre que se apresentem alternativas igualmente válidas para a quantificação das mutações patrimoniais que alterem o patrimônio líquido.
APLICAÇÃO PRÁTICA
Assim, quando se apresentarem opções igualmente aceitáveis diante dos outros princípios fundamentais de contabilidade será escolhida a opção que diminui ou acrescenta menos valor ao Líquido Baseia-se na premissa de "nunca antecipar Lucros e sempre prever possíveis Prejuízos
Essencialmente resulta na adoção do menor valor para os componentes do Ativo e do maior valor para os componentes do Passivo, sempre que apresentarem alternativas igualmente válidas para o registro contábil. Isto, é claro, refletirá diretamente na Patrimônio Líquido da empresa.
Desse modo, a aplicação do princípio da prudência resulta na obtenção do menor Patrimônio Líquido, entre aqueles possíveis diante de procedimentos alternativos de avaliação de fatos contabilizáveis. Esse princípio tem por objetivo não registrar antecipadamente nenhum lucro e, de outro lado, registrar todas as despesas e