RENE DESCARTES (1596-1650)
761 palavras
4 páginas
RENE DESCARTES (1596-1650) Descartes nasceu na França em uma familia nobre, quanto ele tinha oito anos ficou orfão e desanparado, logo foi mandado ao Colegio Real de la Fléche, em Paris, ondeele se revela um aluno brilhante, quando ele termina o secundário, ele fica desapontado com sigo mesmo, pois não tinha encontrado a verdade que tanto procurava nos livros. Ele decide procurar essa verdade no mundo, viaja pelo mundo inteiro até chega na Holanda, onde Descartes se alista na tropa do imperador Boviera e luta na guerra dos trinta anos. Para receber uma herança que sua mãe lhe deixara, volta à Paris. Aconcelhado pelo cardeal Berulle, ele começa a estudar filosofia ( com o objetivo de conciliar a nova ciência com as verdades do cristianismo ). Para evitar problemas com a Santa Inquisição, ele acaba voltando para Holanda no ano de 1629 e se dedica aos estudos da matemática e da física. No ano de 1637, ele retoma seus estudos da filosofia, escreve inumeros livros e as famosas carts filosóficas à princesa Elisabeth (Alemanha) e a rainha Cristina (Suécia). Com um convite da rainha Cristina, Descartes vai passar uns tempos em Estocolmo, com op inverno de lá é muito rigoroso, ele acaba morrendo um ano depois de sua chegada.
Principíos e programas: Descates limitava-se a propor conhecimentos apenas verossimeis, quer dizer, só aparentemente verdadeiros: não forneciam nenhuma certeza. O conhecimento deve começar com prícipios absolutamente seguros.
Filosofia: O que esta palavra significa? Significa o estudo da sabedoria.
Sabedoria: Para Descartes, nós não entendemos apenas a prudência dos negócios , mas um perfeito conhecimentos de todas as coisas que o homem pode saber.
O que significa propriamente filosofar? Segundo Descartes, devemos buscar das primeiras causas, isto é, dos principos. Mas é preciso que esses possuam duas condições: uma que sejam todas clara e distintas; a outra, que seja deles que dependa o conhecimento das outras coisas, de sorte, que eles