Preço reflete qualidade?
Ontem, enquanto eu assistia o Jornal da Noite na sala de TV e mostra a notícia de que Florianópolis é a quinta capital mais cara do Brasil. Isso fez com que eu refletisse sobre o paralelo do preço e da qualidade da cidade.
Florianópolis é uma das capitais mais caras por conta das pessoas que moram aqui. O preço reflete na região, mas nem todos recebem um salário alto para bancar moradia, saúde, educação e lazer. Para piorar a situação dessas pessoas, a cidade fica muito mais cara por conta do movimento de turistas entre dezembro e março.
Infelizmente, o preço que os cidadãos de Florianópolis pagam para ter uma vida de qualidade não ocorre, o ensino e a saúde pública estão em condições precárias, e existe poucas escolas públicas de qualidade, por isso são muito concorridas e torna-se mais difícil de entrar. Com isso muitos pais que tem condições, botam seus filhos no ensino e na saúde particular. Já, os que não tem condições arranjam uma escola que está ruim para seu filho, e quando seu filho ficar doente, tem que enfrentar uma fila gigantesca no hospital.
Outra coisa que prejudica Florianópolis é que nós somos uma ilha nada sustentável, não produzimos quase nada, a maioria das coisas vem de fora pela ponte. Então os preços sobem ainda mais e dificulta a vida de todos, principalmente das pessoas com um salário baixo.
Florianópolis é uma boa capital para se viver, principalmente se você tem uma renda favorecida, mas também é demasiado injusta com muitos habitantes devido aos preços absurdos.