Qualidade
1- Transcendente: Qualidade é uma percepção intuitiva, não se sabe porque algo possui qualidade, mas se sente e se sabe que esse algo é de qualidade; Seria sinônimo de beleza, atratividade e excelência nata.
2- Baseada no produto: Baseada em uma série de especificações mensuráveis que a garantem e certificam o produto ou serviço;
3- Baseada no usuário: Parte da percepção do cliente, o que ele acha bom e o satisfaz é de qualidade;
4- Baseada na produção: Eficiência em se produzir exatamente o que foi projetado, de forma otimizada e sem perdas;
5- Baseada no valor: Baseada no custo e preço, quanto maior o desempenho com o menor preço ou custo, mais qualificado será o produto.
As 8 dimensões da qualidade são:
1- Desempenho: trata das características básicas de um produto ou serviço. Nesta dimensão está a capacidade do produto de ser eficaz e eficiente, ou seja, efetivo.
2 - Características: Especificação do produto ou serviço conforme definido por quem o fornece. Existem também as características secundárias, que suplementam o funcionamento do produto.
3. Confiabilidade: reflete a probabilidade de mau funcionamento do produto, como tempo de falha, possibilidade de defeitos.
4. Conformidade: reflete o grau em que um projeto e as características de um produto ou serviço estão de acordo com padrões pré-estabelecido.
5. Durabilidade: já foi uma das principais dimensões da qualidade, e expressa a vida útil de um produto
6. Atendimento: é a mais empírica das dimensões da Qualidade, e tem grande poder de afetar a percepção do cliente. Rapidez no atendimento, cortesia e facilidade de ter um problema solucionado encantam o cliente, pois eles não se preocupam somente com a possibilidade de terem problemas com um produto ou serviço, mas também com a eficiência do fornecedor em sanar esses eventuais problemas.
7. Estética: outra dimensão bastante empírica, está diretamente relacionada ao ponto de