Imunologia
1- Explique, exemplificando, a seguinte afirmação: “A chave que não é da fechadura, mas abre a porta”.
2- Explique detalhadamente todo o processo imunológico que ocorre em uma infecção por um micro-organismo intracelular que se instala na faringe de um paciente.
3- Um canino sofreu uma perfuração no membro anterior por um prego contaminado com determinado tipo de micro-organismo extracelular. Explique como se dá a reação imunológica.
4- Explique o que é uma reação cruzada, cite exemplos.
5- Em casos de neoplasias, quais as principais células que estão presentes nas respostas imunológicas. Explique como ocorre a detecção das células alteradas e como se procede a ação.
6- Qual a importância da fagocitose para a indução da resposta imune?
7- Em caso de uma infecção por Babésia sp., levando-se em consideração que a células-alvo desse protozoário são os eritrócitos e que essas não expõem o complexo peptídeo-MHC I ao serem infectadas, explique como o sistema imune detecta a presença desse parasito e como reage numa tentativa de expulsá-lo dessas células.
8- Explique como a penicilina pode desencadear uma resposta imunológica.
9- Levando-se em consideração as características de cada anticorpo, em sua opinião qual deles ativa mais o sistema complemento? Explique
10- A produção de anticorpos é sempre benéfica para o indivíduo? Exemplifique.
RESPOSTAS Pessoal, primeiramente quero que desconsiderem as questões 2, 3 e 5. A professora não explicou todo o mecanismo ainda. Caso eu tenha tempo, mando outras explicações por email.
1ª É necessário que se faça uma analogia. A chave seria o anticorpo e a fechadura o epítopo (local onde os anticorpos se ligam no antígeno). Nesse caso, a chave que não é da fechadura mas consegue abrir, seria um anticorpo que não foi produzido especificamente para aquele epítopo, mas que devido a semelhança, consegue se ligar a ele e desencadear uma resposta. Exemplo 1: Numa infecção por