Previsão de demanda
PREVISÃO DE DEMANDA DE MATERIAIS
abril de 2011.
1 INTRODUÇÃO
O passo inicial para a tomada de decisões com relação ao nível de estoque e ao dimensionamento das capacidades produtivas da empresa é feita pela previsão de demanda através diversos métodos, que contribuirão para evitar o desperdício de tempo, material e energia, ou a falta de produtos para atender o mercado. A previsão de consumo é um processo racional de busca de informações acerca do valor das vendas futuras de um item ou de um conjunto de itens. Tanto quanto possível ela deverá fornecer também informações sobre qualidade e localização dos produtos no futuro.
2 PREVISÃO DE DEMANDA
Processo que busca informações que definam a quantidade, quais os produtos e quando serão comprados pelos clientes de forma que a empresa possa se planejar e se preparar para essa demanda, por isso é importante essa previsão não possuir erros drásticos porque poderá trazer altos custos para a organização. A previsão deverá ser sempre considerada uma hipótese mais provável dos resultados e possui as seguintes características: ➢ A eficácia dos métodos empregados; ➢ Será o ponto de partida de todo o planejamento de estoques e produção; ➢ Utilização de dados sobre o comportamento do passado que servirá de base para o comportamento do futuro; ➢ Os métodos utilizados de previsão não conduzem a resultados perfeitos; ➢ Qualidade das hipóteses utilizadas no raciocínio.
3 COMPORTAMENTO DA DEMANDA
Existem algumas formas de prever o comportamento da demanda: a) Projeção: Compreende que as vendas futuras da empresa serão as mesmas repetidas no passado ou elas crescerão conforme a tendência de crescimento observada no passado. b) Explicação: São aplicações de técnicas de regressão e correlação que procuram explicar as vendas do passado baseada as leis que relacionam as mesmas com outras variáveis cuja evolução é