Motivação, liderança, comunicação
Motivação é a ação de motivar
Motivar é um verbo que vem de mover, sair da zona de conforto e procurar algo que o estimule. Quando o ser humano se move, leva, conduz a fazer alguma coisa, ele está motivando a realizar, a produzir, a envolver-se com uma atividade. Há estímulos do meio exterior que movem (motivam) a pessoa a agir (a luz forte leva a fechar os olhos), e há estímulos do interior da pessoa que levam (movem) a agir.
Esses estímulos interiores são chamados de NECESSIDADES.
- As necessidades movem a pessoa a agir.
- A necessidade de fome move (motiva) o indivíduo a procurar alimento.
- A necessidade de sexo leva (motiva) o homem a procurar a mulher.
1. A pessoa não é simplesmente motivada para o trabalho, de uma maneira geral. Há estímulos interiores que movem (motivam) a pessoa ao trabalho: dinheiro, posição, status, desempenho de liderança, necessidade de poder, segurança, necessidade de consumir, necessidade de ter amigos.
2. Acredita-se que num nível mais elevado de motivação, existam três tipos de necessidades: de REALIZAÇÃO, de PODER e de ASSOCIAÇÃO.
A pessoa com necessidade de Realização é empreendedora, dinâmica e toma a iniciativa nas decisões. Sentem-se bem em realizar, inovar, e dinamizar situações.
Quando a pessoa sente necessidade de Poder, ele é levado (motivado) a agir em função desse chamado interior (carência-necessidade). Então se diz que ele tem motivação para comportamentos de poder.
As pessoas que sentem necessidade de companhia, amigos, relacionamentos, se motivam (motivação) para as ações ou interação com pessoas.
Motivação é definida normalmente como um estado interior que estimula, dirige e mantém comportamento. Os psicólogos ao estudarem a motivação, tentaram responder perguntas, como que escolhas as pessoas fazem em relação ao seu comportamento, o que faz uma pessoa persistir ou desistir de uma atividade, qual o nível de envolvimento na atividade escolhida e o que pensa e sente o indivíduo durante esse