Previdencia Social
RESUMO
Este artigo tem como objetivo evidenciar o resultado entre os pagamentos de benefícios e as arrecadações realizadas no período de 2002 à 2012, bem como tentar elencar algumas das possíveis causas. Mostrando variantes de déficits e superávits, destacando os principais dados em que ocorreram as maiores alterações de crescimento e queda das variáveis analisadas.
Com as informações coletadas não foi possível identificar nenhuma causa direta para os sucessivos déficits apresentados, nem uma justificativa para o único superávit do período, que ocorreu no ano de 2011.
Palavras-chave: Previdência Social, Arrecadação, Benefício, Déficit, Superávit.
1. INTRODUÇÃO
A Previdência Social é uma instituição pública, que é responsável pelo futuro dos seus contribuintes, onde apresenta relatórios anuais para demonstrar sua atuação.
Considerando a importância da saúde financeira dessa instituição é necessário verificar os resultados apresentados e demonstrar se ocorreu déficit ou superávit. É importante a identificação das causas de possíveis déficits, pois o governo brasileiro custeia essa diferença apresentada.
Na busca das causas para os resultados identificados analisa-se o número de pessoas que contribuem para o sistema, realizar uma análise dos beneficiários rurais e urbanos e atentar para medidas governamentais que possam influenciar.
O trabalho proposto pretende mapear a situação auferida no sistema previdenciário passíveis de serem tratados pela Reforma Previdenciária, bem como dar base para o governo no levantamento de possíveis estratégias governamentais.
Os procedimentos metodológicos utilizados neste trabalho serão demonstrados na sequência, mostrando uma pesquisa bibliográfica com um enfoque quantitativo.
Finalizando com as considerações finais e as referências bibliográficas.
2. FUNDAMENTAÇÃO TEÓRICA
Para melhor entender a situação financeira da Previdência Social, serão apresentados a seguir, expectativa