Antropoceno
O planeta Terra é um sistema aberto, e de variadas transformações ambientais, o que mostra que a natureza não é infinita, e pode-se observar tais transformações por meio de registro geológico. As alterações atmosféricas, geológicas, biológicas, grandes extinções e alguns outros acontecimentos, podem ser vistos nos testemunhos geológicos.
A força da influência humana no ambiente tem aumentado, e já foi reconhecida. A Terra tem 4,57 bilhões de anos, subdivididos em escalas de tempo geológicas, ordenadas do em escala decrescente. Os tempos atuais pertencem ao éon Fanerozoico, era Cenozoica, Período Quartenário e a época do Holoceno (iniciada há 11,7 mil anos). Porém, a ideia de um novo tempo geológico, dominado pela influência humana, vem ganhando força, em especial por conta de cientistas e geólogos.
O que faria com que o Holoceno fosse diferente da época que está sendo vivida atualmente? Não é esperado encontrar, em uma camada estratigráfica do Holoceno anterior a Revolução Industrial, resíduos plásticos ou produtos orgânicos persistentes, como alguns pesticidas, PCBs, e outros, além dos altos níveis atuais de radioatividade e de gases responsáveis pelo efeito estufa.
Atualmente, 7 bilhões de pessoas habitam o mundo, consumindo alimentos, combustíveis fósseis e água potável, produzindo lixo e poluindo, competindo por espaço e por recursos com outros seres vivos.