acv hidrelétrica
Análise do Ciclo de Vida
USINA HIDRELÉTRICA
Dezembro/2013
1. Introdução
O sistema abordado neste trabalho será a geração de energia elétrica por usinas hidrelétricas. A energia hidrelétrica é proveniente dos movimentos das águas. A força que é gerada pela movimentação da água é denominada energia potencial, e essa água é responsável pela movimentação das turbinas devido a sua força e velocidade. Inicialmente, ocorre a transformação de energia potencial em energia mecânica e esta é transformada em energia elétrica pelos geradores.
O Brasil tem um dos cinco maiores potenciais técnicos de aproveitamento de energia hidráulica do mundo. No país, em média 70% da energia é proveniente de usinas hidrelétricas, possuindo condições favoráveis para a sua construção.
A Análise do Ciclo de Vida (ACV) é uma metodologia utilizada para avaliar o comportamento e as consequências geradas por certo produto ou sistema no meio. Nela são identificados e avaliados os impactos ambientais associados à trajetória do ciclo de vida desse produto ou sistema, o processo por meio da identificação e quantificação da energia e materiais consumidos e dos resíduos, efluentes e emissões lançadas ao meio ambiente.
A ACV tem como referência a ISO 14.040 [6], que define as seguintes etapas de trabalho:
Definição de objetivo e escopo: razões e objetivos do estudo
Inventário de ciclo de vida (ICV): cálculo para quantificar as entradas e saídas de um sistema de produto
Avaliação de impactos (AICV): analisa os impactos citados na etapa anterior e fornece mais detalhes para a discussão da próxima etapa.
Interpretação: fundamentar o que foi proposto e apresentar uma conclusão sobre o produto.
Este trabalho será baseado nessas etapas da Avaliação do Ciclo de Vida.
O desenvolvimento de bases de dados regionalizadas contendo o ICV é necessário para que a