Previdencia social
O trabalho será dividido em duas partes essenciais:
Parte1: Previdência Social Antes de falar se é preciso mudar ou melhorar a atual Previdência Social, é preciso conhecê-la e entender alguns dos seus pontos fortes e fracos.
Parte 2: Perguntas Serão três perguntas, que trazem uma provocação ao modelo atual da previdência e geram uma reflexão de qual a melhor maneira de lidar com os tipos de situações que esta inclui.
1. Previdência Social
Nesta etapa farei uma análise dos pontos mais importantes da estrutura da previdência social no Brasil, baseando-me no próprio website: http://www.previdencia.gov.br/ O que é?
No Decreto n° 9.912-A, de 26 de março de 1888, deu-se início a primeira regulação no Brasil ao direito à aposentadoria dos empregados dos Correios. Fixava em 30 anos de efetivo serviço e idade mínima de 60 anos os requisitos para a aposentadoria. Após grandes transformações, como a instituição do Regime da Lei Elói Chaves, a previdência social chegou ao que é hoje.
Isso quer dizer que a Previdência Social, segundo o próprio governo é o seguro social para a pessoa que contribui. Ela é uma instituição pública que tem como objetivo reconhecer e conceder direitos aos seus segurados. A renda transferida pela Previdência Social é utilizada para substituir a renda do trabalhador contribuinte, quando ele perde a capacidade de trabalho, seja pela doença, invalidez, idade avançada, morte e desemprego involuntário, ou mesmo a maternidade e a reclusão.
Missão: Pensando em uma política previdenciária solidária a missão é fornecer proteção ao trabalhador e sua família. Não deixando todo o esforço feito por esse em vão e muito menos a sua família à deriva. Com isso, tem-se a busca pelo bem-estar social e atenção e reconhecimento ao trabalhador nacional.
Institucional
Indo a fundo para entender como é a estrutura da previdência social se deve compreender suas funções, competências, estrutura organizacional, relação de autoridades (quem