Prevenção e combate a incêndios
Como podemos conceituar incêndio?
É a propagação rápida e violenta do fogo, provaocando danos materiais ou perda dde vidas humanas, após fugir o controle do homem.
Durante um incêndio, qual o tipo de reação química que ocorre?
Em um incêndio ocorre uma reação em cadeia. Essa reação em cadeia se dá através da combustão que é uma reação química de oxidação.
Defina combustível e comburente.
Combustível é o elemento que serve de campo de propagação do fogo. Na natureza tem-se materiais orgânicos, que são todos combustíveis, e os inorgânicos, geralmente incombustíveis nas condições normais de temperatura e pressão (CNTP).
Os combustíveis podem ser sólidos, líquidos, e gasosos; porém a combustibilidade (capacidade de entrar em combustão) dos corpos combustíveis é maior no estado gasoso. A maioria dos corpos orgânicos (madeira, tecidos, papel, etc.) antes de se combinarem com o oxigênio para originar a combustão, transformam-se inicialmente em gases ou vapores. Outros sólidos primeiro transformam-se em líquidos e posteriormente em gases, para então se queimarem.
Todo material combustível que se gaseifica para combinar com o oxigênio, possui em sua estrutura um ou mais dos seguintes elementos químicos, chamados elementos combustíveis: Carbono, Hidrogênio e Enxofre. Portanto, um material combustível é aquele que contêm na sua composição uma maior quantidade de um ou mais elementos combustíveis.
Comburente é o elemento que proporciona vida às chamas, que ativa e intensifica o fogo. Como comburente natural existe o oxigênio, que é retirado do ar atmosférico ou oriundo da estrutura molecular de alguns compostos que são ricos em oxigênio, são eles o óxido de magnésio e a pólvora, entre outros, que, quando aquecidos, liberam oxigênio alimentando a própria combustão.
O oxigênio em si mesmo não é combustível, porém, sem ele nenhuma combustão é possível. É um gás inodoro, incolor e insípido, que pode ser obtido do ar (liquefação do