prevenção e combate a incêndio
PREVENÇÃO E COMBATE A INCÊNDIO
Por: Fabio silva dos santos
PREVENÇÃO E COMBATE A INCÊNDIO
INTRODUÇÃO Desde a antiguidade, o fogo vem auxiliando o homem. Quando o homem primitivo conseguiu o controle sobre as chamas, iniciou-se um processo de desenvolvimento que se prolonga e se moderniza atualmente. O calor produzido pelo fogo seja numa aconchegante lareira seja na força violenta de um alto-forno, capaz de fundir o mais duro dos metais, sempre está presente na vida do homem. Esse mesmo fogo, que tanto tem contribuído para o desenvolvimento da humanidade,quando fora de controle, transforma-se no mais cruel dos inimigos, ceifando vidas e causando prejuízos incalculáveis. Quando isso acontece, dá-se o nome de incêndio e é preciso estar preparado para preveni-lo de modo eficiente e o mais rápido possível. Dessa forma, brigadista deve conhecer algumas medidas de prevenção no combate a incêndio para que possa informar ao empregador e aos empregados os ricos de princípios de incêndios existentes no local de trabalho,detectado após uma inspeção de segurança.
Princípios Básicos do Fogo Pode-se definir o fogo como a conseqüência de uma reação química denominada combustão, que produz calor e luz. Para que essa reação química ocorra, deve-se ter no mínimo dois reagentes que, a partir da existência de uma circunstancia favorável, poderão combinar-se. Os elementos essenciais do fogo são:
Combustível: Todo material e/ou substância que possui a propriedade de queimar. Podem se apresentar em três estados físicos: sólido, liquido e gasoso.
Comburente: Elemento que ativa o fogo e dá vida às chamas. O elemento mais comum é o oxigênio, encontrado na atmosfera numa proporção de 21%, sendo 78% de nitrogênio e 1% de outros gases.
Calor: Elemento que fornece a energia de ativação necessária para iniciar a reação entre o combustível e o comburente, mantendo e propagando a combustão. Ao juntar esses três elementos,