Prevenção e combate a incêndio
O nosso planeta já foi uma massa incandescente, que passou por um processo de resfriamento, até chegar à formação que conhecemos. Dessa forma, o fogo existe desde o início da formação da Terra, passando a coexistir com o homem depois do seu aparecimento.
Com o aperfeiçoamento e desenvolvimento do fogo no decorrer dos anos, tivemos também que desenvolver métodos para que possamos ter controle sobre ações que não esteja dentro do planejado. Neste trabalho iremos apresentar alguns conceitos e métodos que nos auxilia caso necessário intervir em algum princípio de incêndio.
A seguir vamos abordar alguns temas como:
- Teoria do fogo, o que é fogo?
- Propagação do fogo;
- Classes de incêndio;
- Métodos de extinção do fogo;
- Brigada de incêndio.
Dentre outros assuntos, que irão nos proporcionar um maior conhecimento sobre o assunto.
1.1 OBJETIVOS
Transmitir informações sobre os princípios básicos de prevenção e combate a incêndio, visando uma atitude adequada, rápida e isenta de pânico em situações de emergência.
1.2 JUSTIFICATIVA
A prevenção de incêndios consiste em evitar que ocorra fogo, utilizando-se certas medidas básicas. E quando, apesar da prevenção, ocorre um princípio de incêndio, é importante que ele seja combatido de forma eficiente, para que sejam minimizadas as suas consequências. O estudo da prevenção do incêndio se baseia na análise das condições que possibilitam o surgimento de um foco de incêndio, fornecendo assim subsídios para prevenir e proteger as edificações em geral, as características dos serviços, dos materiais empregados e determinar as soluções mais adequadas a cada situação.
2 TEORIA DO FOGO
O fogo é uma reação química das mais elementares, chamada combustão ou queima entre três elementos: combustível, comburente e fonte de calor. Podemos também defini-lo como o resultado de uma reação química que desprende luz e calor devido à combustão de materiais diversos.
2.1