prevenção uso de drogas
Após acessar o ícone dessa atividade e ler as orientações, utilize esse instrumento para auxiliar na identificação e análise da rede interna e externa da sua escola, contribuindo na contextualização do projeto que será elaborado.
Disponibilizamos o gráfico em documento word para facilitar o preenchimento.
Gráficos da rede da escola – Módulo 1
A rede social interna e externa da escola
Apresentamos, a seguir, um instrumento para identificação da rede social da escola. Convidamos vocês a reconhecerem a rede social interna e externa da escola e, com isso, construírem estratégias que poderão viabilizar a prevenção do uso de drogas. Para a obtenção de dados sobre a rede social da escola, vocês poderão lançar mão de diferentes procedimentos. Como exemplo: a) identificação do registro das pessoas/instituições que participam das atividades da escola; b) realização de entrevistas com pessoas-chave da comunidade e de outras instituições, ligadas às áreas da saúde, justiça, cultura, direitos humanos, etc.
Identificando a rede interna da escola
As instituições escolares (Conselho Escolar, Associação de Pais e Mestres – APM, Grêmio Estudantil) e os seus diferentes segmentos podem atuar como parceiros na construção e implementação de uma proposta de prevenção na escola.
Avaliem o nível de envolvimento de cada integrante da rede interna de sua escola representando-o no gráfico a seguir. O propósito do mesmo é subsidiar a elaboração da atividade relacionada a esta primeira etapa. Vejam as orientações abaixo.
Vocês deverão colorir os círculos com:
1 cor verde, para os segmentos ou parceria efetivada;
2
3 cor amarela, para os segmentos com menor parceria, mas com boas chances de efetivação;
4
5 cor vermelha, para aqueles segmentos com que a escola não tem parceria efetivada ou que exigirão grande