prevençao do uso das drogas
COLÉGIO: ESTADIAL MARQUES DE ABRANTES
TÍTULO: A ESCOLA COMO MEDIADORA NA PREVENÇÃO AO USO DAS DROGAS
CURSISTAS: Aginério Góes
Alison Carpegiane
Edelvan Pires
Ericlícia Bispo
Maria de Fatíma
Mariluz Filgueiras
Thaís Menandra de Matos
Vanessa Linhares
Wgvania Goés
TUTORA: Herilene Andrade de Oliveira Ricardo
1. CONTEXTUALIZAÇAO
O Colégio Estadual Marquês de Abrantes, subordinado a Diretoria Regional de Educação nº3 – Alagoinhas, está localizada na Zona Urbana do Município de Rio Real, tendo como endereço a Praça da Bandeira, 00164- Centro, foi construído em 1964, numa Aliança dos governos Brasil- Estados Unidos, portanto seu traçado arquitetônico bem antigo representa fielmente o contexto em que foi construído, o período da Ditadura Militar 1964-1985.
Possui um espaço físico total de dois mil e quinhentos metros quadrados, tendo em suas dependências dois pátios cobertos, dois pátios descobertos, sete salas de aulas, sete banheiros, uma cozinha, um depósito de merenda, um depósito de material de limpeza e consumo, uma sala de diretoria, uma sala que funciona como biblioteca e sala de vídeo, um laboratório de informática (sem funcionamento), uma sala de professores, uma secretaria, sendo que as mesmas não são suficientes para o funcionamento de uma escola de ensino médio, sendo necessária a construção de novos espaços e adequações dos existentes.
A Unidade de Ensino atende uma clientela composta por 525 alunos matriculados no Ensino Médio, distribuídos nos turnos matutino 271 e vespertino 254, sendo 309 do sexo feminino e 206 do sexo masculino. Agrega uma expressiva quantidade de aluno (a)s oriundos da Zona Rural do Município, filhos de lavradores, agricultores e pequenos proprietários rurais. Os níveis socioeconômicos da ampla maioria das famílias/ alunos são de indivíduos de baixa renda ou média baixa, apresentando níveis de escolaridade bastante precários,