Prevenção de Drogas Mod.2
Levando em consideração que os fatores de risco que tornam as pessoas mais vulneráveis ao uso de drogas são as circunstâncias sociais nas quais elas estão inseridas e características pessoais que as fazem mais propensas; bem como que os fatores de proteção são os que contrabalançam suas vulnerabilidades fazendo com que elas tenham menos chance de assumir esse comportamento; na nossa unidade escolar consideramos a família como base da formação educacional e entendemos também que mesma auxilia no desenvolvimento de comportamentos pró-sociais ou antissociais, dependendo do tipo de prática educativa adotada pelos pais.
Além do exposto acima, a comunidade da qual faz parte a nossa unidade escolar contém um alto índice de pais usuários de álcool e drogas.
Dessa forma, a unidade escolar considera a prevenção e orientação continuada como as formas mais eficazes na tentativa de amenizar tais fatores, considera também a atuação do professor fundamental pois é ele que irá ajudar os alunos a constituírem um sistema de valores pessoal que os animara a adotar um estilo de vida, em que o abuso de drogas não encontre ressonância. Entre as habilidades a serem desenvolvidas estão:
Bom relacionamento interpessoal
Bom desempenho escolar
Boa inserção e adaptação no ambiente escolar
Oportunidade de participação e decisão
Realização pessoal
Possibilidade de desafio e expansão da mente
Descobertas de possibilidades e talentos pessoais
Prazer em aprender
Descoberta e construção de projetos de vida
Estímulo às práticas que fomentam a cultura
Fatores de proteção: pontos fortes da minha escola
Fatores de risco: pontos frágeis da minha escola
1. Bom relacionamento interpessoal (vínculos afetivos com professores e colegas)
1. Falta de comprometimento das famílias
2. Bom desempenho escolar
2. Baixo desempenho escolar
3. Boa inserção e adaptação no ambiente escolar
3. Falta de regras claras