Química Orgânica
A razão da concentração de soluto em cada camada em específico se chama coeficiente de participação, essa razão pode variar dependendo do tipo do solvente utilizado.
2- O que é “salting-out”? É um método utilizado para tornar maior a distribuição de um composto orgânico em um solvente. Para que isso ocorra é adicionada a água um sal inorgânico. Os compostos orgânicos são majoritariamente menos solúveis em água quando ela se encontra misturada a um sal inorgânico do que em água pura.
3- O que é emulsão e quais as técnicas utilizadas para quebrá-las? Emulsão é a mistura de líquidos que não se dissolvem um no outro formando uma única fase homogênea. Neste processo um líquido inserido no outro na forma de pequenos glóbulos pontuais como pode ser visto em misturas de substâncias polares e apolares como água com óleo. Os procedimentos para desestabilizar tais emulsões são: creaming, coalescência, floculação e coagulação. O primeiro faz uso da diferença de densidades dos líquidos para que seja quebrada a emulsão, o segundo se baseia no agregamento definitivo das gotas da emulsão até que estas gradativamente formem agregados ainda maiores e então se forme uma faze diferenciada a do dispersante. Na floculação os finos glóbulos de emulsão, pela adição de polímeros em flocos, formam um agregado. A coagulação se baseia na introdução de um eletrólito inorgânico no meio, este consequentemente reduzirá a repulsão eletrostática o que fará com que as partículas se mantenham unidas devido as forças de van der waals.
4- Quais são as características que levam a um técnico a optar pelo uso da técnica de extração contínua em detrimento a extração múltipla?
Na extração contínua há mais ciclos extrativos, isso proporciona ao material extraído um grau mais elevado de pureza.