prevençao e promoção de saude
Conceito de saúde
A organização Mundial de saúde (OMS) define saúde não apenas como a ausência de doença, mas como a situação de perfeito bem-estar físico, mental, social, emocional e espiritual do ser humano. Assim, o conceito de saúde tornou-se muito mais complexo e relacionamento com varias dimensões que fazem parte do ser humano. Ter uma saúde perfeita é ter equilíbrio entre estas varias dimensões. Significa também ter qualidade de vida, bem estar e felicidade.
A Carta de Ottawa considera a saúde como um conceito positivo, para o qual se fazem necessários recursos pessoais, sociais e capacidades físicas. Assim, para ter saúde, a responsabilidade vai além do setor saúde, pois exige estilo de vida saudável para atingir o bem-estar. O conceito de saúde é um conceito dinâmico. Nos dias de hoje é difícil conservar os mesmos níveis de saúde ao longo dos dias. A cada momento, em função das coisas que estamos vivendo, das demandas que estamos enfrentando, a nossa saúde e o nosso bem estar é afetado.
Tratado de saúde coletiva
Este tratado expõe um panorama dos principais assuntos de que se ocupa a saúde coletiva para estabelecer diálogo com docentes e descentes de graduação e pós-graduação das profissões de saúde.
Promoção da saúde
A promoção da Saúde é o processo que permite capacitar as pessoas a melhorar e a aumentar o controle sobre a sua saúde (e seus determinantes – sobretudo, comportamentais, psicossociais e ambientais) (Carta de Otawa, 1986). A Carta de Bangkok para a promoção da saúde num mundo globalizado (2005) parte dos valores, princípios e estratégias de intervenção estabelecidas na Carta de Otawa, complementando-a. Com a promoção da saúde, surge a noção da saúde como um recurso e de esta ser um empreendimento coletivo.
Exemplos de promoção da saúde
A promoção da saúde mental como: não usar drogas, não se envolve com crimes, seguir normas, pensar antes de agir. Exercício físico também é um exemplo de promoção de