Preventiva
MANUTENÇÃO PREVENTIVA
16.04.09
Manutenção Preventiva: conceito
2
Obedece
a
um
padrão
previamente
esquematizado,
que
estabelece
paradas
periódicas com a finalidade de permitir a troca de peças gastas por novas,
assegurando assim o funcionamento perfeito da máquina por um período predeterminado.
16.04.09
Manutenção Preventiva: objetivos
3
redução de custos qualidade do produto aumento de produção
preservação do meio ambiente
aumento da vida útil dos equipamentos e redução de acidentes do trabalho.
16.04.09
Manutenção Preventiva: objetivos
4
Redução de custos - Em sua grande maioria, as empresas buscam reduzir os custos incidentes nos produtos que fabricam. A manutenção preventiva pode colaborar atuando nas peças sobressalentes, nas paradas de emergência etc., aplicando o mínimo necessário, ou seja, sobressalente X compra direta; horas ociosas X horas planejadas; material novo X material recuperado.
16.04.09
Manutenção Preventiva: objetivos
5
Qualidade do produto - A concorrência no mercado nem sempre ganha com o menor custo. Muitas vezes ela ganha com um produto de melhor qualidade. Para atingir a meta qualidade do produto, a manutenção preventiva deverá ser aplicada com maior rigor, ou seja: máquinas deficientes X máquinas eficientes; abastecimento deficiente X abastecimento otimizado.
16.04.09
Manutenção Preventiva: objetivos
6
Aumento de produção - O aumento de produção de uma empresa se resume em atender à demanda crescente do mercado. É preciso manter a fidelidade dos clientes já cadastrados e conquistar outros, mantendo os prazos de entrega dos produtos em dia. A manutenção preventiva colabora para o alcance dessa meta atuando no binômio produção atrasada X produção em dia.
16.04.09
Manutenção Preventiva: objetivos
7
Efeitos no meio ambiente - Em determinadas empresas, o ponto mais crítico é a poluição causada pelo processo industrial. Se a meta da