prevencionismo
CURSO TÉCNICO EM SEGURANÇA DO TRABALHO
Organização da Saúde e Segurança no Trabalho
CONCEITO PREVENCIONISTA
Goiânia, Outubro de 2014.
CURSO TÉCNICO EM SEGURANÇA DO TRABALHO
Organização da Saúde e Segurança no Trabalho
Conceito Prevencionista
Alunos:Adriana
Andiara
Emiliano
Kelliany
Rejane
Thays Hohanne
Goiânia, Outubro de 2014.
SUMÁRIO
INTRODUÇÃO 03
CONCEITO PREVENCIONISTA DE ACIDENTE DE TRABALHO
1. Evolução Histórica: Origem do Prevencionismo 04
2. Prevencionismo na Revolução Industrial 04
3. Prevencionismo no Brasil 07
4. Prevencionismo 09
4.1. Conceito Legal 10
4.2. Conceito Prevencionista 10
5.Teoria de Heinrich 11
6.Teoria de Bird 12
Conclusão 13
Bibliografia 14
INTRODUÇÃO
O êxito de qualquer atividade empresarial é diretamente proporcional ao fato de se manter a sua peça fundamental - o trabalhador - em condições ótimas de saúde. As atividades laborativas nasceram com o homem. Pela sua capacidade de raciocínio e pelo seu instinto gregário, o homem conseguiu, através da história, criar uma tecnologia que possibilitou sua existência no planeta.
As inovações tecnológicas e organizacionais trouxeram muitos benefícios tanto para as empresas (aumento da produtividade) quanto para os trabalhadores (eliminação de tarefas pesadas). Essa relação estabelecida entre o homem e a tecnologia gerou novos riscos para a saúde dos trabalhadores nos aspectos físico, mental e social. A evolução desse processo passou a exigir dos trabalhadores uma maior qualificação e uma crescente intervenção nos processos produtivos, o que conseqüentemente tornou-os mais suscetíveis a acidentes de trabalho. A segurança e a saúde no trabalho tornaram-se multidisciplinares e seu objetivo principal é a prevenção dos riscos profissionais.
Num mundo onde se busca a qualidade de produto e qualidade humana, nada mais certa do que falar em qualidade de vida do trabalhador, associando-a aos fatores