Marketing x Sustentabilidade
PRÁTICAS SUSTENTÁVEIS NO MARKETING
Camila Cruz
Leidiane Ferreira
Orientadora: Milla CamaraRESUMO
Este artigo tem como objetivo principal mostrar a interface entre Marketing e sustentabilidade. Para tanto, foram traçados os seguintes objetivos específicos: caracterizar o marketing levantando suas vantagens em meios corporativos em prol da empresa e sua ascensão ao mercado competitivo, bem como o uso de práticas sustentáveis. A metodologia utilizada para este estudo foi o método exploratório, com base em pesquisas bibliográficas e documentais. A principal conclusão deste artigo é a importância do trabalho conjunto do marketing explorando mais o campo da sustentabilidade para fins corporativos e educacionais para beneficio e aprendizagem da população e na obtenção de um valor diferencial para seus produtos e serviços.
Palavra-Chave: Sustentabilidade em Marketing nas Empresas, Projetos da Petrobras.
1 INTRODUÇÃO
Uma das primeiras preocupações com o meio ambiente surgiu na França no ano de 1669, onde foi criado por Colbert ministro de Dom Luís XIV, um decreto que tinha com objetivo de evitar a erosão do solo e proteger contra a degradação sofrida por consequência do desmatamento. Mais foi só no ano de 1880 a 1910 que realmente se iniciou a preocupação da sociedade junto com os órgãos governamental, onde aí sim começaram a surgir às primeiras leis ambientais. No Brasil foi criado uma Lei Federal nº 6.938 em 31 Agosto de 1990, com o objetivo punir as empresas que apresentar danos ao ambiente do planeta, essa lei protege todo forma física, química e biológica do planeta.
Com as leis criadas, ainda assim as empresa pouco se moveram para criar projetos de sustentabilidade, infelizmente só no ano de 1990 é que algumas empresas começaram a desenvolver projetos de sustentabilidade, Hoje varias empresas juntam o marketing e sustentabilidade com interesse de agregar mais valor aos seus produtos e serviços. Uma das grandes